A carregar. Aguarde por favor.

Procedimento necessário para efectuar a entrega de especialidades no âmbito de uma edificação.
Serviço indisponível
Formulário encontra-se inativo para a internet
Como realizar
Para dar início ao procedimento terá que entregar os seguintes documentos:

1.Projeto de estabilidade que inclua, o projeto de escavação e contenção periférica e estudo de caracterização geotécnica.

2.Projeto de alimentação e distribuição de energia elétrica.

3.Projeto de instalação de gás, quando exigível, nos termos da lei.

4.Projeto de redes prediais de água e drenagem de águas residuais e pluviais (incluindo: memória descritivas da rede de água e de esgotos e estimativa do custo, separadas, planta de implantação com a delimitação do lote e a representação das redes prediais de água e esgotos até à rede pública, desenhos das redes de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais, por andar, corte transversal do edifício, perpendicular ao arruamento, com representação das redes prediais e desenho da fossa séptica com o respetivo órgão de tratamento complementar, caso não exista no local, rede de saneamento).

5.Estudo hidrológico e hidráulico.

6.Projetos de intervenção paisagística.

7.Projeto de instalações telefónicas e de telecomunicações.

8.Estudo de comportamento térmico do edifício, conforme DL 80/2006 de 04/04 (RCCTE), instruído com os elementos referidos no n.º 2 do art.º 12.º.

9.Projeto de instalações eletromecânicas, incluindo as de transporte de pessoas e ou mercadorias.

10.Projeto de segurança contra incêndios, conforme DL 220/2008 de 12/11 instruído com os elementos referidos no anexo IV.

11.Projeto de condicionamento acústico.

12.Projeto do sistema de climatização do edifício, conforme DL 79/2006 de 04/04 (RSECE), instruído com os elementos referidos no n.º 2 do art.º 23º.

Caso o técnico responsável entenda, face às características da edificação, poderá eventualmente ser desnecessário a apresentação de determinados elementos atrás referidos, deve apresentar exposição por escrito justificando de facto e de direito a dispensa.



Número de Exemplares:
  • 1 cópia digital por cada elemento instrutório;
  • Caso seja necessário consultar Entidades Externas será necessário um exemplar em papel por cada documento a ser enviado para cada uma das Entidades.


Formatos digitais aceites:
  • Peças escritas: PDF/A;
  • Peças desenhadas: DWFx;
  • Planta de implantação: formato vetorial (dxf, dwg, shp).


O que devo saber
Prazos
  • Os projetos de engenharia das especialidades têm que ser apresentados com o requerimento da comunicação prévia ou, no caso de licenciamento, no prazo de seis meses a contar da notificação do ato que aprovou o projeto de arquitetura.
  • O presidente da câmara pode prorrogar o prazo referido no número anterior por uma só vez e por período não superior a três meses, mediante requerimento fundamentado apresentado antes do respetivo termo.
  • A falta de apresentação dos projetos da engenharia de especialidades no prazo estabelecido, ou naquele que resultar da prorrogação concedida nos termos do número anterior implica a suspensão do processo de licenciamento pelo período máximo de seis meses, findo o qual é declarada a caducidade após audiência prévia do interessado.


Outras informações   
No caso de comunicação prévia os projetos das especialidades devem ser entregues na Câmara Municipal juntamente com os pareceres das entidades exteriores ao município que, nos termos da lei, têm de emitir parecer.



Legislação e Regulamentos